• Aqui tem Mata?

    Publicado em 8 de dezembro de 2015 na categoria: Blog

    aquitemmatain“Aqui tem Mata?” é um aplicativo que busca informar o público sobre a existência de áreas remanescentes de Mata Atlântica no país. Para isso, utiliza a busca por localidade e a visualização de dados.

    Mapas interativos e gráficos trazem a informação atualizada sobre o estado de conservação de florestas, mangues e restingas nos 3.429 munícipios onde a Mata Atlântica existe ou um dia existiu. Também podem ser visualizadas as áreas protegidas, como parques e reservas em níveis federais, estaduais e municipais, além das Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) desde que tenham ao menos 3 hectares de área contínua bem preservada.

    A ferramenta foi feita para funcionar na web, em tablets e celulares. Sua intenção é ser acessível e permitir que pessoas possam reutilizar os dados com finalidades de educação e defesa da proteção da floresta.

    Acreditamos que a compreensão da distribuição territorial dos remanescentes florestais, bem como o acompanhamento da taxa de desmatamento pode enriquecer o debate sobre a importância da Mata Atlântica na sociedade brasileira.

    Os dados são originados do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, monitoramento que gera relatórios anuais sobre o estado de conservação da floresta. Dados adicionais, relatórios técnicos, mapas, estatísticas e arquivos vetoriais (shapefile) podem ser obtidos no servidor de mapas: http://mapas.sosma.org.br/.

     

    Acesse a página: http://aquitemmata.org.br/